Poses Perfeitas

Existe algo como uma pose para fotografia perfeita? Não só existe, acredita Roberto Valenzuela, como ele tem a fórmula secreta para fazer essa mágica: posar qualquer modelo – principalmente amadores – de maneira que seja possível obter a melhor impressão de quem se submete à câmera.

livro_poses_perfeitas_roberto_valenzuela_iphoto_editora_3

A esse milagre, Valenzuela, um fotógrafo de casamentos da Califórnia (EUA), chama de Sistema de Poses Perfeitas (SPP), um método que ele desenvolveu há alguns anos para superar a metodologia então vigente, baseada, em sua percepção, no “achismo e na loucura” que levavam fotógrafos (ele inclusive) a ficar gritando ordens aleatórias aos modelos, sem saber ao certo o que estavam fazendo.

Seu sistema é a base de Poses Perfeitas: a arte da pose para fotógrafos (iPhoto Editora, 302 págs., R$ 89,90). O livro explica como o autor desenvolveu seu método e de que maneira ele funciona, na prática.

“Este livro propõe um método diferente, com o qual você poderá tomar decisões conscientes e controlar totalmente cada aspecto do processo da pose. É assim que o método SPP funciona”, anuncia Valenzuela na apresentação do volume. Basicamente, trata-se de um sistema modular, no qual cada parte da anatomia do fotografado é tratada de forma independente, segundo critérios de relevância, seja para manter a coluna ereta e preservar a postura, atribuir tarefas às mãos para que não fiquem à-toa, evitar que os braços criem barreiras diante dos modelos etc.

livro_poses_perfeitas_roberto_valenzuela_iphoto_editora_11

“Isto é importante porque um dos principais desafios que temos como fotógrafos de pessoas é evitar que os braços, cintura, pernas, joelhos ou ombros roubem a atenção do rosto do modelo”, afirma o fotógrafo. “Embora essas partes do corpo possam distrair a atenção do rosto, elas também podem ser utilizadas para emoldurá-lo ou criar um retrato convidativo”, destaca.

livro_poses_perfeitas_roberto_valenzuela_iphoto_editora_7

Segundo Roberto, a maioria dos fotógrafos costuma recorrer a um pequeno repertório de poses, que aplica independentemente de quem está sendo fotografado, ou procura decorar o maior número de poses possível, usando para isso referências em revistas de moda. Seu livro busca ensinar como construir uma pose desde o princípio, de modo consciente e segundo o efeito que o retrato pretende obter.

“O livro foi escrito para qualquer fotógrafo, seja amador ou profissional, que fotografa pessoas. Não importa que você fotografe casamentos, eventos, book ou moda, o livro vai ajudá-lo a compor poses de grande impacto em qualquer situação”, garante Roberto Valenzuela, que não é muito inclinado a acreditar em “talento”. Para ele, a chave do sucesso está na prática constante. É nesse preceito que está fundamentado o seu Poses perfeitas. “A melhor forma de se divertir durante uma sessão é desenvolver suas habilidades o suficiente para que você não sinta ansiedade ou insegurança em sua eficiência”, resume.

O livro é dividido em dezesseis capítulos, os quais analisam a pose a partir de quinze “pontos de decisão” que Valenzuela considera relevantes para a construção da pose, tendo em vista sua concepção modular da matéria. O último, é dedicado a posar casais, com vários exemplos sobre como melhorar as poses-padrão de noivos e namorados. Muito útil para fotógrafos de casamento e família.

livro_poses_perfeitas_roberto_valenzuela_iphoto_editora_2

Fotógrafo dedica o último capítulo ao posicionamento de casais

Autor: Roberto Valenzuela
Editora: iPhoto Editora
Formato: 20 x 23
Quantidade de páginas: 302 páginas
Ano: 2014

Clique aqui para comprar livro “Poses Perfeitas”.

banner

 

No Responses to “Poses Perfeitas”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


Current day month ye@r *