‘Pai da internet’ alerta: todos devem imprimir fotos, para não perdê-las

Vint Cerf, o vicepresidente do Google e co-criador da Web, afirmou que os arquivos digitais podem se perder para sempre à medida que mudar os formatos e tecnologias dos hardware e software. Segundo ele, as novas tecnologias tornarão formatos de armazenamento obsoletos. O resultado? Nossa memória digital ficaria inacessível para outras gerações.

Durante um encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, Vint Cerf  ofereceu uma perspectiva diferente sobre o assunto da perpetuidade dos arquivos digitais. Ao invés de um mundo onde a longevidade nos é dada, Cerf teme uma “idade das trevas da era digital” em que uma rápida evolução da tecnologia torne formatos de armazenamento obsoletos graças ao que ele denomina de “podridão bit”.

Neste mundo, as ferramentas necessárias para ler arquivos que nós confiamos hoje poderiam ser perdidas porque elas seriam incompatíveis com novas tecnologias que surgem. O resultado, ele acredita, poderia ser que muito de nossa memória digital seria inútil, inacessível para outras gerações.

“Uma saída poderia ser manter o mínimo de compatibilidade de leitura para os dados mais antigos e mesmo com as novas tecnologias que são introduzidas sem se preocupar com questões de rapidez de processamento, capacidade ou custos”, disse Eric Burgener, diretor de pesquisa  na IDC. “O mal, claro, está nos pequenos detalhes.”

Para se ter ideia do tamanho do problema que Cerf vislumbra, o executivo declarou que teme que as gerações futuras possam não ter nenhum registro do século XXI, o que levaria a humanidade a uma “Idade das Trevas Digital”.

Cerf não vê problemas na capacidade de armazenamento e sim na possibilidade de não se achar o arquivo. Por isso ele ressaltou que se não quiser ter dúvida, a saída é imprimir as fotografias. Ele aponta ainda que ao digitalizar as imagens, mesmo que não fiquem com a qualidade do vídeo, as pessoas estão garantido que sua história não se perca no virtual.

 

No Responses to “‘Pai da internet’ alerta: todos devem imprimir fotos, para não perdê-las”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


Current day month ye@r *