Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira

Criada para homenagear a reconhecida qualidade da fotografia nacional, a “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira”, apresentará nas palavras de Fernando Ulmann, diretor presidente da Editora IPSIS, abordagens distintas da produção de fotógrafos referenciais que pesquisam a fundo a brasilidade em suas diversas manifestações.

Mas além desta merecida homenagem, um estreitamento com a arte da fotografia que irá revelar a riqueza cultural e as belezas naturais do Brasil, o foco da coleção é proporcionar reflexão sobre as decorrências históricas de sua formação, gerando assim memória e matéria que ajudem a entender questões essenciais do país,

Com curadoria de Eder Chiodetto, a coleção abre com o renomado fotografo Araquém Alcântara que há 40 anos percorre o país para documentar com seu olhar exigente a natureza e cultura brasileira de forma única: em seu exercício quase peregrino, a contemplação é uma experiência mística para captar a beleza que para o fotografo é também gesto político, transformador, caminho para a utopia.

“Aquele que mergulha na viagem do ver tem que estar sempre com as portas da percepção abertas. Sabe que, diante do eterno, precisa esquecer-se de si próprio. A criação é o que importa, gesto fundamental, caminho de conhecimento, poderosa arma de encontrar o mundo.”
Araquém Alcântara

A partir da rica produção do fotógrafo, a edição de Eder Chiodetto apresenta um panorama breve porém significativo de alguns momentos sublimes da fotografia em preto e branco de Araquém.  

Para quem quiser conferir o lançamento de perto pode marcar na sua agenda:

Quando: 05 de novembro, terça-feira às 19h
Local: Livraria da Vila – Pátio Higienópolis.

Confira abaixo algumas fotos de Araquém Alcântara que estão no livro:

_79H1002_pb _AA18155_pb _AA23282_pb _AA29198_pb 40anos_negativo_04 3932_AF_TANZ_pb cafeGRANDE ces010021_pb SSF0038 suor_do_cais_neg_15

Livro: “ Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira – Vol I”
Editora: Ipsis Gráfica e Editora 
Curadoria: Eder Chiodetto
Projeto Gráfico: Fernando Moser 
Páginas: 220 páginas

Compre aqui o Livro “Araquém Alcântara - Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira”

Sobre Araquém Alcântara: Araquém Alcântara, 62 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à Documentação da Natureza e do povo brasileiro. Seu trabalho de notoriedade internacional, tornou-se hoje referência nacional e fonte de inspiração para os novos fotógrafos. Em sua vasta produção constam 44 livros sobre temas ambientais, 22 livros em co-autoria, 5 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras. É o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial para a National Geographic Society denominada “Bichos do Brasil”. Entre seus prêmios mais importantes destacam-se o Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza – categoria Humanidade, 2007; Prêmio Fernando Pini, de melhor livro de arte do ano, com a obra “Mar de Dentro”, 2007; Prêmio Jabuti para o livro “Amazônia”, na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes, 2006; Prêmio “Von Martius”da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, categoria Natureza, 2002; Prêmio Abril de Jornalismo nos anos 1998,2001 e 2010; Prêmio Aquisição da Coleção MASP- Pirelli em 1996; Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes-APCA, pela exposição “Saudade Moderna”, na reinauguração da Pinacoteca do Estado, em 1986 e o Prêmio Unicef “Presença da Criança nas Américas”, Colômbia, 1981.

 

No Responses to “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


Current day month ye@r *