Documentário sobre o fotógrafo Sebastião Salgado

Nesta segunda-feira, o Canal Brasil exibirá uma longa-metragem sobre a obra e vida de um dos maiores fotógrafos do mundo. O programa será exibido às 22h.

 

O documentário Revelando Sebastião Salgado aborda diferentes áreas de um dos artistas mais importantes dos últimos tempos e autor do livro “Gênesis“, um dos livros de fotografia mais vendidos no mundo no último ano. O longa tem como fio condutor uma entrevista concedida à diretora Betse de Paula, na qual Sebastião Salgado conta sua trajetória, desde a infância humilde na cidade em que nasceu – a pequena Aimorés, no interior de Minas Gerais,– até ganhar o mundo.

O relato, gravado no apartamento estúdio do artista em Paris, traz diversas etapas de seu processo criativo, abordando a preferência pelas imagens em preto e branco, a utilização da luz, a escolha dos temas, o engajamento em causas sociais e ecológicas, as viagens para lugares inóspitos do planeta, a transição para a máquina digital e, finalmente, como encara a notoriedade internacional.

Economista de formação, Salgado iniciou a carreira na fotografia em Paris, em 1973. Começou despretensiosamente, e, alguns anos mais tarde, já atuava como fotojornalista, sendo autor de registros históricos, como o atentado ao então presidente americano Ronald Reagan. Colaborou com as principais agências de notícias, inclusive como correspondente de guerra, até fundar, em 1994, a Amazonas Images, dedicada exclusivamente a seu trabalho.

 

 

No Responses to “Documentário sobre o fotógrafo Sebastião Salgado”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


Current day month ye@r *